

PLATAFORMA FUSION : dança e tecnologia
O aplicativo Plataforma Fusion: dança e tecnologia foi lançado em abril de 2021 no Brasil, idealizado pela pernambucana, coreógrafa, pesquisadora em dança e pedagoga Adriana Carneiro e desenvolvido pelo professor Jáder Abreu, após um processo de pesquisa artística e testes para a otimização do protótipo, iniciado durante o isolamento social, em agosto de 2020. Devido a versatilidade e o caráter inovador que o software apresenta, atraiu artistas, docentes e pesquisadores da dança de vários estados do Brasil como, Goiás, Bahia, Paraíba, São Paulo e o Distrito Federal. Dentre vários, foram selecionados cinco profissionais do setor para uma segunda fase de testes, gerando novas perspectivas de ampliação da aplicabilidade da plataforma, para oferta de projetos diversos, como mostras, residências artísticas virtuais, workshops, oficinas, debates, experimentos e pesquisas acadêmicas e artísticas.
Quem somos

Adriana Carneiro
Coreógrafa, bailarina, professora e pesquisadora. Formada em dança moderna e pedagogia da dança pelo Konservatorium der Stadt Wien/Áustria. Foi coreógrafa do Tanztheater Luz em Viena e produziu as obras Strassenkinder, Unterwegs sind wir e Schale & Kern com o incentivo do WienKultur. Participou da produção Musiktheater Heptamerom, uma co-produção da Bienal de Munique o o ZKM. No Brasil, graduou em Letras Português e Inglês pela UNICAP; e, é especializada em alemão pela Friedrich-Schiller-Universität Jena na Alemanha e a UFBA. Escreve crônicas, poesias, contos e ensaios. Desde 2008 explora a fusão dança e a tecnologia. Entre agosto de 2020 e abril de 2021 idealizou a plataforma de software Fusion em parceria com o desenvolvedor Jáder Abreu. E, recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 com o solo Mundo ao Redor.
Jáder Abreu
Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí e doutorando em Ciências da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem mais de 5 anos de experiência no mercado de software, sendo desenvolvedor de sistemas em java para planos de saúde na INFOWAY-PI de 2010 a 2013 e líder de projeto na Pigang IT no Porto Digital do Recife de 2013 a 2014. Desde 2018 faz parte do UX2R pesquisando linguagem de Domínio Específico (DSL) para Reconhecimento de Gestos voltado à Interação Natural e Realidades Estendidas (Realidade Virtual, Aumentada e Mista). Pesquisa principalmente nas áreas de interatividade e jogos aplicados à educação.